A governadora em exercício participou da ação, que faz parte do programa Brasília Verde de Agricultura Urbana e Periurbana, e contemplou famílias de 30 associações de produtores rurais.
Agricultores familiares do Distrito Federal receberam 480 kits de insumos agrícolas nesta terça-feira, 21, em cerimônia com a presença da governadora em exercício, Celina Leão. Na ação, que integra o programa Brasília Verde de Agricultura Urbana e Periurbana, famílias de 30 associações de produtores rurais foram contempladas com adubo NPK 4-30-16, calcário e ureia. Foram priorizadas as famílias chefiadas por mulheres e cadastradas no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), no Sistema de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ou no CadÚnico.
Na cerimônia, realizada na Central de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa), Celina Leão destacou a importância dos agricultores familiares na produção de alimentos. “O que seria do nosso país se não fosse o agricultor que lavra a terra? Vocês seguraram a pandemia com as suas mãos. O Brasil só não quebrou por conta do agro. E, principalmente, do pequeno agricultor, porque, para quase tudo, ele só pode contar com ele mesmo.”
No último dia 14, Celina Leão também participou da cerimônia de entrega de kits de sementes para famílias de produtores rurais assentados, quando 250 famílias foram contempladas.
A agricultora familiar Neiaria Barreto, 45 anos, que planta milho e café em uma propriedade no Núcleo 7 Estrelas, no Incra 9 de Ceilândia, comentou que os insumos vão permitir economia financeira e a expansão dos plantios, com a inclusão de feijão. “Ajuda muito a vida do produtor, principalmente porque o adubo e a semente estão caros. Dá um alívio e é uma forma de o governo estar olhando para o produtor rural. É ser visto e ser lembrado”, definiu Neiaria. “Gratidão por esse olhar ao produtor, especialmente ao agricultor familiar”, acrescentou.
Além de sementes e insumos, o Governo do Distrito Federal também tem investido em infraestrutura para o escoamento da produção e disponibilizado assistência técnica por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater). “Este governo, do nosso governador Ibaneis Rocha, pavimentou 200 quilômetros de asfalto nas áreas rurais, esquecidas por muitos outros que passaram. Além disso, há o excelente trabalho da Emater. Quando a gente vai às áreas rurais, as pessoas elogiam, dizem que os técnicos estão presentes, dando assistência e fazendo com que aquele produto entregue pelo governo, por meio da Secretaria de Agricultura, realmente proporcione uma produtividade maior”, elogiou a governadora em exercício.
Comments