GDF 100% LED: Celina Leão destaca benefícios da nova iluminação

Governo lançou programa para modernizar toda a iluminação pública do DF trocando lâmpadas de vapor de sódio por LED.


Com investimento total de R$ 300 milhões, o Governo do Distrito Federal vai trocar as 173 mil lâmpadas de sódio que ainda existem por luminárias de LED, que reduzem em até 50% o consumo de energia e demandam menos manutenção. “Além da economia, vai melhorar a vida das pessoas que aqui vivem, dando mais segurança, principalmente das mulheres, cuidando do meio ambiente e tendo uma Brasília cada dia mais sustentável”, destacou a vice-governadora, Celina Leão, durante a cerimônia de lançamento do Programa, realizada no Palácio do Buriti, na segunda-feira, 27.


ree

A vice-governadora, Celina Leão, e o presidente CEB IPes, Edison Garcia | Foto: Renato Alves/Agência Brasília 


Hoje, o DF conta com 320 mil luminárias, sendo que 147.762 já são de LED, o que representa 46,18% do plano de modernização. Por meio do Programa de Modernização da Iluminação Pública do DF, a meta para 2025 é que os 53,82% restantes do parque sejam completamente substituídos, atendendo a todas as cidades do Distrito Federal.


Na primeira fase do projeto, serão priorizadas regiões com maior fluxo de pessoas e veículos. Áreas como Ceilândia, Taguatinga, Planaltina, Brazlândia, Sobradinho e o Plano Piloto vão ser as primeiras a receber as novas lâmpadas. Essa definição foi feita com base em um mapa de calor que identificou as localidades mais críticas, com necessidades de manutenção na iluminação pública. A estratégia tem o objetivo de modernizar a infraestrutura e melhorar a sensação de segurança e a qualidade de vida dos brasilienses.


Conforme o presidente CEB IPes, Edison Garcia, áreas em processo de regularização também receberão a nova iluminação. “A nossa estratégia é começar pelos locais que tiveram áreas tecnicamente com maior vulnerabilidade, isto é, áreas atingidas por vandalismo e insegurança. As grandes rodovias também receberão essas lâmpadas novas, criando mais proteção para o motorista e para o pedestre. Também vamos instalar nas praças e quadras. É um processo que gera um grande ganho de bem-estar para a população”, detalhou.


O programa também prevê a troca de cerca de 82.595 lâmpadas de baixa eficiência, instaladas entre 2017 e 2020, para oferecer uma melhor performance e menor impacto ambiental. Para garantir que o programa seja implementado com rapidez, as equipes da CEB IPes trabalharão em turnos estendidos, inclusive aos finais de semana. O objetivo é acelerar a execução do projeto e garantir que a população sinta os benefícios da modernização o quanto antes.

 

Posts Relacionados