Pela primeira vez, atletas e técnicos das modalidades não olímpicas e não paralímpicas também foram homenageados.
Atletas e técnicos de modalidades olímpicas e paralímpicas e não olímpicas e não paralímpicas do Distrito Federal que se destacaram ao longo de 2024 foram homenageados em cerimônia realizada na segunda-feira (27), no Clube Ascade, com a presença da vice-governadora Celina Leão. O prêmio foi promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL-DF).

“Esta premiação é uma forma de valorizar nossos atletas e reafirmar o compromisso do Governo do Distrito Federal com o desenvolvimento do esporte, desde a base até o alto rendimento”, disse Celina, que é atleta e grande incentivadora do esporte.
A categoria Melhor Atleta Olímpico reconheceu os destaques das modalidades olímpicas, tendo como premiados Caio Bonfim e Gabriela Souza, ambos da marcha atlética. Já a categoria Melhor Atleta Paralímpico premiou os melhores nomes do paradesporto: Jade Malavazzi (ciclismo) e Luciano Rezende (tiro com arco).
Também foram agraciados atletas de modalidades que não integram os programas olímpico e paralímpico, escolhidos por uma comissão de jurados. Foram incluídas ainda as categorias Atleta da Galera Olímpico e Atleta da Galera Paralímpico, com vencedores definidos por votação popular realizada no site oficial da SEL-DF.
Na categoria Atleta da Galera Olímpico, foram premiados pelo voto popular Stephan de Freitas Barcha (hipismo salto), Caio Sena Bonfim e Gabriela de Souza Muniz (ambos na marcha atlética). Já na categoria Atleta da Galera Paralímpico, os vencedores foram Luciano Reinaldo Rezende (tiro com arco paralímpico), Sérgio Fróes Ribeiro de Oliva (hipismo paralímpico), Jade Malavazzi (ciclismo) e Carla Maia (tênis de mesa paralímpico).

Além da vice-governadora, estiveram presentes à solenidade o secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, o deputado distrital Martins Machado e o deputado federal Julio Cesar.
“Pela primeira vez, reconhecemos não apenas os destaques das modalidades olímpicas e paralímpicas, mas também atletas e técnicos das modalidades não olímpicas e não paralímpicas”, afirmou Renato Junqueira.