Modernização já gerou R$ 1 milhão em economia para os cofres públicos e deu mais agilidade à distribuição de insumos hospitalares para as unidades de saúde do DF.
A governadora em exercício Celina Leão esteve nesta quinta-feira, 23, no Centro de Distribuição da Saúde do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) para conhecer o projeto de verticalização do estoque. No local, são armazenados e separados insumos hospitalares, como medicamentos e materiais, que, de lá, são distribuídos diariamente para hospitais e UPAs administradas pelo Instituto.

Acompanhada de autoridades do IgesDF, Celina Leão conheceu de perto o projeto de verticalização do estoque Foto: George Gianni – Ascom VGDF
Recepcionada pelo presidente em exercício do IgesDF, Cleber Monteiro Fernandes; pelo diretor de Administração e Logística (Dalog), Rubens de Oliveira Pimentel Júnior; pela superintendente de Administração e Logística, Bárbara Santos; e pela diretora de Inovação, Ensino e Pesquisa, Emanuela Ferraz, a governadora percorreu as instalações e conheceu o funcionamento do novo sistema de logística.
O IgesDF se tornou referência em logística hospitalar no serviço público. O espaço, que conta com cinco pavimentos, galpões com câmaras frias e estrutura verticalizada, passou por uma modernização em abril de 2024. “Antes, as caixas de medicamentos e materiais hospitalares eram armazenadas no chão. Agora, todo o estoque fica em prateleiras que vão do chão ao teto, utilizando todo o espaço disponível”, explicou Celina.

A instalação de prateleiras do chão ao teto permitiu a total utilização do espaço. Foto: George Gianni – Ascom VGDF
A governadora em exercício também anunciou uma nova unidade. “Com essa transformação, além da agilidade e do medicamento de qualidade para a população do Distrito Federal, nós já economizamos mais de R$ 1 milhão. Nós inauguraremos mais um galpão deste tamanho que será incorporado já na semana que vem”
Também foi implementado o sistema de Endereçamento Logístico, no qual cada insumo possui um endereço no estoque, facilitando o processo de reposição. O diretor de Administração e Logística destacou que essa mudança trouxe uma economia significativa para a instituição. Com a adoção de métodos como FIFO (First In, First Out) e PVPS (Primeiro que Vence, Primeiro que Sai), foi possível evitar desperdícios e garantir que medicamentos e insumos sejam utilizados antes do vencimento. “Isso reduziu as perdas de medicamentos por prazo de validade, aumentou a nossa capacidade de controle de estoque e permitiu uma melhor distribuição com menor custo”, ressaltou Rubens de Oliveira.

O novo sistema de Endereçamento Logístico garante a pronta localização de cada item armazenado. Foto: George Gianni – Ascom VGDF
O presidente em exercício do IgesDF, Cleber Monteiro, enfatizou a importância do projeto. “A verticalização do Centro de Distribuição representa um avanço significativo na logística de insumos hospitalares, garantindo mais eficiência e segurança na distribuição. É um reflexo do nosso compromisso com a saúde pública do Distrito Federal.”
A modernização também trouxe benefícios para os colaboradores, com a utilização de empilhadeiras e transpaleteiras elétricas, melhorando as condições de trabalho e a eficiência operacional.